“A escrita da dissertação foi um momento de mergulho” Aline Moreira

“A escrita da dissertação foi um momento de mergulho” Aline Moreira

Ingressar em um programa de mestrado, principalmente internacional, é o objetivo de muitos profissionais que buscam aperfeiçoamento e evolução no plano de carreira. É uma maneira de investir em qualificação e ampliar as oportunidades profissionais, como lecionar no ensino superior.

Entrevistamos a Doutoranda Aline Moreira, mãe, esposa, professora, orientadora educacional, e pesquisadora. Graduada em Biologia e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay. Confira aqui o currículo lattes da Aline.

Confira a entrevista abaixo, e inspire-se com as percepções da Aline sobre a experiência que ela viveu no programa Brasil.

  1. Por qual razão você decidiu realizar um mestrado acadêmico no Paraguai?
    Pela acessibilidade em relação ao período de estudos, não interferindo no meu trabalho.
  2. Na sua opinião, quais são as principais oportunidades que um mestrado pode proporcionar, pessoal e profissionalmente?
    Ser um especialista na área; ser um professor do ensino superior; melhorar a remuneração; ter novas oportunidades; fortalecer o pensamento crítico; acessar novas técnicas de trabalho; seguir uma nova carreira.
  3. Pode nos contar um pouco como foi a sua experiência com o mestrado online? Sentiu muitas diferenças em relação ao ensino presencial? Quais dicas você pode dar para quem está iniciando?
    Em relação ao mestrado ser online, não senti dificuldades. Pelo contrário! Estava numa sala de aula com professores atenciosos e aprendendo muito com toda equipe. A dica que posso dar é que o aluno que começará, separe tudo que precisa, tenha um local silencioso e muita dedicação.
  4. Você se sente apta, hoje, a lecionar para o ensino superior? Esta ideia passa pela sua mente?
    Acredito que estamos sempre aprendendo, hoje me vejo completamente diferente de 3 anos atrás. Me sinto apta a passar o que aprendi e venho buscando um espaço no meio acadêmico.
  5. O programa de mestrado lhe impulsionou a desenvolver novas habilidades? Quais?
    Sim. Me sinto mais critica e leio muito mais. Sempre que leio algo, procuro a fonte para analisar e comparar.
  6. Como foi o processo de escrever a sua dissertação, e quais conselhos você pode dar para quem iniciará um mestrado?
    A escrita da dissertação foi um momento de mergulho no tema que me propus a pesquisar. Abdiquei de algumas coisas para o trabalho ser concluído. Dicas que deixo: antes de escrever, leiam muito sobre o tema, façam fichamentos, resumos e arquivem numa pasta, façam artigos científicos, ouçam o orientador.
  7. Sabemos que a profissão de professor no Brasil, lamentavelmente, é mal remunerada. Como foi a sua organização financeira para esse projeto, e quais dicas você pode dar para quem está começando um mestrado?
    Eu abri mão de muitas coisas materiais, parei de fazer viagens, sempre pagando em dia as mensalidades e juntando dinheiro para comprar livros.
  8. O que a professora Aline, lá do início do mestrado, diria hoje, para a Aline, mestre?
    Acredite! Você é do tamanho dos seus sonhos!

Esperamos que goste e sinta inspiração. Realizar o sonho do mestrado é possível.

Conte conosco! Converse com um de nossos consultores.

 Clique aqui para acessar o WhatsApp !

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress