A palavra “conforto” denota a uma sensação de bem-estar. Entretanto, quando a palavra é empregada no conceito de “zona de conforto”, este “bem-estar” torna-se um obstáculo, porque ganha um contexto de estagnação, fazendo com que o indivíduo se sinta confortável em determinada situação, seja pessoal ou profissional, e dessa forma, acaba sabotando suas oportunidades de desenvolvimento e crescimento, e empacando sua carreira. Isto acontece, porque temos medo de mudanças, e preferimos a comodidade ao encarar novos desafios, que certamente vão nos impulsionar em todas as áreas da nossa vida, nos proporcionando autoconfiança.
O estado de zona de conforto acontece em nossa mente e pode ser superado, quando trazemos isto para consciência, e entendemos a importância de investir em autoconhecimento, para não sermos impactados por esta condição. Como disse o gato para Alice, personagens da famosa história de “Alice no país das maravilhas”: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”.
E como sair dessa “zona de conforto” ?
Uma dica prática que pode ajudar a abandonar a zona de conforto, e que ajuda a aproveitar todo o seu potencial criativo e realizador, é escrever sobre os seus sonhos e objetivos. Quando tiramos da nossa mente, e conseguimos tangibilizar através da escrita tudo o que desejamos alcançar, aquilo passa a ser mais real, e conseguimos ter uma noção do que realmente queremos.
Esta prática é também um excelente artifício para exercitar o autoconhecimento. É muito importante desacelerar, virar a chave da nossa rotina turbulenta, para tirar um tempo e olhar para dentro. Este é um exercício individual, e todas as respostas estão em nós.
A melhor ferramenta para se organizar, é aquela que você se sente melhor em utilizar. Tanto faz se é um caderno, agenda, ou um aplicativo online. Para quem prefere se organizar digitalmente, o Notion é uma excelente ferramenta, e possui versão em português. Saiba mais: https://www.notion.so/pt-br/product
Conclusão
Agora que você já sabe tudo sobre o que você deseja, é necessário eleger prioridades. Repito, escolher as suas prioridades é um trabalho solo e de autoconhecimento. Para a maioria de nós, classe média, escolher prioridades é essencial para uma melhor gestão financeira dos nossos recursos, os quais são limitados. Pergunte-se: onde você quer chegar 5 anos nos próximos?
Registre os insights no seu caderno, ou na sua ferramenta digital. Quando encontrar a resposta para esta pergunta, é hora de organizar um plano de ação, composto por pequenas metas atingíveis, prazos, planejamento financeiro, e acompanhamento frequente do seu plano. Assim, você certamente conquistará o seu objetivo principal. Lembre-se: A falta de organização é inimiga da evolução. Você já está saindo da sua zona de conforto, executando essas pequenas atitudes!
Quando entendemos o que realmente queremos, é impressionante como criamos autoconfiança e motivação para seguir em frente. Entretanto, evite que o seu plano rumo ao seu objetivo, consuma toda a sua energia e o seu tempo. Claro que, naturalmente, realizar o seu sonho em até 5 anos vai lhe ocupar mais, só que há outras áreas da vida que também precisam ser nutridas, principalmente saúde, família e lazer. Escolha dividir o seu tempo, entre tudo o que é realmente importante para você. O sucesso está no equilíbrio, e sim, você pode.
Veja também:
Uma resposta