A educação continuada é um tema de muita importância para quem deseja continuar seus estudos e permanecer atualizado em um ambiente cada vez mais competitivo. Podem surgir dúvidas em relação às diferenças entre uma pós-graduação e um mestrado acadêmico. Ambas são formas de educação superior, de qualificação profissional e educação continuada, mas possuem suas peculiaridades.
De forma geral, a pós-graduação é uma especialização em uma área específica, que pode ser realizada por profissionais formados em diversas áreas. O objetivo é aprofundar o conhecimento em um determinado tema, muitas vezes focado em aplicações práticas para a sua área de atuação.
No mestrado acadêmico, a formação é voltada para quem deseja desbravar novas habilidades e áreas de atuação profissionais. É a oportunidade ideal de alavancar a carreira, já que oferece a perspectiva de lecionar em universidades, obter progressão salarial — sendo servidor público ou atuante no setor privado — construir uma carreira acadêmica — de pesquisador, e tornar-se referência internacional sobre o assunto estudado, podendo inclusive ser citado em trabalhos de outros pesquisadores.
Desafios de um profissional na escolha
Há uma preocupação em contribuir não só para a aplicação prática dos conhecimentos, mas também em produção teórica, para contribuir cientificamente com o enriquecimento e fortalecimento da área pesquisada.
Uma diferença importante entre os dois, é que o mestrado acadêmico, por formar pesquisadores que podem se tornar referências em suas áreas de estudo, é um programa mais longo, que demanda uma maior dedicação à pesquisa e ao desenvolvimento de um projeto de dissertação, sob o acompanhamento de um tutor — é de caráter obrigatório que os tutores sejam formados já no doutorado — para orientação das atividades de pesquisa. A pós-graduação, em geral, tem uma carga horária muito menor e é mais focado num aperfeiçoamento mais rápido.
Dessa forma, naturalmente os investimentos em educação continuada vão variar conforme o programa que se deseja realizar. Os investimentos num curso de mestrado, seguramente, serão mais elevados do que aqueles empenhados numa pós-lato-sensu.
Conclusão
Em um programa internacional, o curso de mestrado possui docentes mais qualificados academicamente, a duração e a carga horária são maiores, e por fim, abrem portas que uma pós-comum não abre. Para entender melhor qual desses programas é o mais indicado para a sua realidade, primeiro é necessário um pouco de autoconhecimento.
Deixaremos aqui algumas perguntas que auxiliam esse processo:
- Quais são as suas expectativas profissionais?
- Quais sonhos ainda deseja realizar em sua profissão?
- Quais são os seus interesses? O que desperta mais a sua atenção?
- Além da remuneração, qual é o retorno que espero ter do meu trabalho?
- Estou disposto a melhorar aspectos que tenho dificuldade para seguir alguma carreira que exija isso?
Faça-se estas perguntas. Seja o que for, com certeza há dentro de você todo o potencial criativo e realizador, para concretizar seus objetivos.
Veja também: