A verdade sobre intercâmbio de mestrado.
No mundo onde a internet e a sociedade se encontram, milhares de pessoas espalham notícias falsas a todo momento. Na educação não difere, muitos rumores e fake news surgem quando o assunto é intercâmbio!
Trouxemos aqui alguns pontos para desmistificar esse mistério:
“É muito difícil!”
“Estudar em outro país é muito difícil”, dizem.
Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é o velho amigo: o planejamento. O importante, agora, é organizar as ideias! Acalmar a ansiedade e colocar em prática. Outra preocupação bastante comum é se os conteúdos serão muito difíceis. Mas fique tranquilo, os professores são preparados para receber alunos estrangeiros! Tudo por uma ótima experiência acadêmica.
“ Qual a documentação? ”
O principal documento exigido nas Universidades do Mercosul, é o documento de identificação civil (RG). Além também, de ter o seu diploma e seu histórico da graduação em mãos, afinal você está se matriculando no mestrado. 😉
Lembrete: cada Universidade exige uma determinada documentação, então fique atento ao que será solicitado.
“ Ou estuda no exterior, ou estuda no Brasil”
Claro que não! Na verdade, cada vez mais se recomenda a experiência de estudar no exterior. O nome do intercâmbio realizado na pós-graduação se chama mobilidade acadêmica. A mobilidade acadêmica é recomendada principalmente pela facilitação do processo intermediado pela própria faculdade brasileira onde o estudante está matriculado.
“Será que é vantajoso? ”
Ah, a lista de vantagem é imensa. Já tentou falar com alguém que efetuou mobilidade acadêmica (aliás, recomendamos!) ? A conversa pode durar horas e horas. Para facilitar, pontuamos algumas principais vantagens de estudar no exterior:
— Conhecer outras culturas
— Aprimorar a língua estrangeira e aprender termos globais da sua área
— Trocar conhecimento com colegas e professores de diferentes lugares do mundo
— Desenvolver olhar diferenciado e mais amplo sobre a sua profissão
— Ampliar a rede de contatos.
Conclusão
Vamos sempre em busca da verdade! Possuir um mestrado internacional garante progressão salarial e reconhecimento profissional!
Não acredite em qualquer instituto.
Faça seu futuro ser Inter!