Os números, muito abaixo da média mundial, podem ser justificados, sobretudo, pela falta de políticas públicas que fomentem a inserção de mais brasileiros nos programas de pós-graduação ao nível stricto sensu (mestrado e doutorado). Entre os principais problemas encontrados, estão:
— poucas vagas ofertadas;
— universidades públicas concentradas em grandes centros (o que obrigaria as pessoas que vivem em lugares remotos, a abdicar de suas vidas para estudar)
— dedicação exclusiva em muitos casos de processos seletivos;
— exigências de ingresso imponentes, que podem incluir, além de um projeto de pesquisa já delimitado, conhecimento de línguas estrangeiras. (Num país, onde a educação básica não estimula a iniciação científica, e não propõe o aprendizado de idiomas de maneira propositiva)
Se considerarmos IES particulares, somado a todos esses fatores, ainda esbarramos no custo: em média a mensalidade de um mestrado em educação, numa universidade popular, pode custar custa R$ 2.500,00 em 30 parcelas, e a pergunta que fica é: esse valor reflete a realidade do salário de um cidadão brasileiro comum? Sabemos que um professor no Brasil, sem incentivo, não consegue arcar com esse custo, tornando o sonho de realizar um programa de mestrado, cada vez mais distante.
O Programa Brasil surge como uma alternativa de burlar esse sistema desigual, e democratizar o acesso do cidadão brasileiro comum, aos níveis mais elevados de ensino superior: mestrado e doutorado. Acreditamos, que a educação é caminho para formar pessoas com o potencial para se tornarem agentes de transformação social nas funções que exercem em suas vidas.
Com o Programa Brasil, é possível realizar o sonho do mestrado e doutorado, por um preço realmente acessível. A parceria é desenvolvida no Paraguai, que possui excelentes atributos acadêmicos, por uma metodologia flexível e intensiva, onde as aulas acontecem sempre nos meses de janeiro e julho, concomitante com os recessos e férias do período escolar, e com didática em português. Tudo o que você precisa para iniciar, é possuir uma graduação de no mínimo 2.700h de atividades, ou 4 anos cursados, entusiamo e disposição para viver essa experiência, que transformará a sua vida para sempre.